jusbrasil.com.br
25 de Novembro de 2020

Não minta para seu advogado!

Leidyane Alvarenga , Advogado
Publicado por Leidyane Alvarenga
há 7 meses

Pode parecer uma bobagem ou uma informação irrelevante, mas poderá fazer toda a diferença na hora de elaborar uma tese.

Quando um cliente procura um advogado a fim de resolver alguma questão, este deve colocar seu patrono ou potencial patrono por dentro de tudo que está acontecendo no caso, sem mentir ou omitir informações.

Não existe nada mais desagradável do que no meio do processo o advogado perceber que o seu cliente não agiu com a verdade ou omitiu informações.

Na maioria das vezes, quando isso acontece não há muito que se fazer e o resultado é uma grande frustração processual, e em muitos casos, enormes prejuízos diante de uma tese elaborada em desacordo com o que realmente aconteceu.

Importante ainda lembra que alterar a verdade dos fatos (termo jurídico para dizer mentir) em um processo poderá configurar litigância de má-fé passível de multa de 1% a 10% sobre o valor da causa, além de obrigar a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu, inclusive os honorários advocatícios que teve que desembolsar (artigo 80 e 81 do CPC).

Omitir informações também poderá gerar prejuízos processuais, pois uma tese (defesa) sempre é elaborada de acordo com as informações passadas pelo cliente. E uma omissão poderá acarretar a confecção de uma tese, quando na verdade deveria ser outra. E o resultado disso, geralmente é um grande fracasso em um processo que teria tudo para ser um sucesso.

Não se preocupe quanto às informações pessoais. Por mais que as informações sejam extremamente íntimas, o advogado jamais fará juízo de valor ou qualquer apontamento pessoal. Além do mais, todo atendimento realizado de forma pessoal ou virtual está sob sigilo profissional.

Nosso papel é fazer uma análise técnica da situação.

Portanto, seja transparente com seu advogado para que ele tenha condições de lhe proporcionar a melhor defesa.

E você Doutor, já vivenciou situações assim?

Leidyane Alvarenga

Me siga no instagram @LeidyaneAlvarenga e site pessoal.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)